domingo, 23 de maio de 2010

O papel da Virgem Maria na Igreja


Imagem de Destaque


A Igreja experimenta continuamente a eficácia da ação de Mãe

São Bernardo, doutor da Igreja, disse que "Deus quis que recebêssemos tudo por Maria". De fato, por ela nos veio o Salvador e tudo o mais. Sem dúvida, o papel preponderante da Santíssima Virgem na vida da Igreja é o de Mãe.

A Igreja, como o Cristo, nasce no seu regaço:

“Todos unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração, em companhia de algumas mulheres, entre as quais Maria, a Mãe de Jesus e de Seus irmãos” (At 1,14).

Neste quadro de Pentecostes São Lucas destaca a pessoa de Nossa Senhora, a única que é recordada com o próprio nome, além dos apóstolos. Ela promove, na Igreja nascente, a perseverança na oração e a concórdia no amor. É o papel de mulher e de Mãe. São Lucas também faz questão de apresentá-la explicitamente como “a mãe de Jesus” (cf. At 1,14), de forma a dizer que algo da presença do Filho, que subiu ao céu, permanece na presença da Mãe. Ela, que cuidou de Jesus, passa agora a cuidar da Igreja, o Corpo Místico do Seu Filho. Desde o começo a Virgem Maria exerce o seu papel de “Mãe da Igreja".

Com essas palavras pronunciadas na Cruz: “Mulher, eis aí o teu filho" (Jo 19, 26), Cristo lhe dá a função de Mãe universal dos crentes. Entregando-a ao discípulo amado como Mãe, Nosso Senhor Jesus Cristo quis também indicar-nos o exemplo de vida cristã a ser imitado. Se Cristo no-la deu aos pés da Cruz, é porque precisamos dela para a nossa salvação. Não foi à toa que o Resssuscitado nos deu a Sua Mãe...

Esta missão materna e universal da Santíssima Virgem Maria aparece na sua preocupação para com todos os cristãos, de todos os tempos. Sem cessar ela socorre a Igreja e os seus filhos. Os cristãos a invocam como “Auxiliadora”, reconhecendo-lhe o amor materno que socorre os seus filhos, sobretudo quando está em jogo a salvação eterna. A convicção de que Nossa Senhora está próxima dos que sofrem ou se encontram em perigo levou os fiéis a invocá-la como “Socorro”. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!

A mesma confiante certeza é expressa pela mais antiga oração mariana, do século II, na época das perseguições romanas, com as palavras: “Sob a vossa proteção recorremos a vós, Santa Mãe de Deus: não desprezeis as súplicas de nós que estamos na prova, e livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!” (Do Breviário Romano).

Na sua peregrinação terrena, a Igreja experimenta continuamente a eficácia da ação da “Mãe na ordem da graça”. Ela tem um lugar especial no coração de cada filho. Não é um sentimento superficial, mas afetivo, real, consciente, vivo, arraigado e que impele os cristãos de ontem e de hoje a recorrerem sempre a ela, para entrarem em comunhão mais íntima com Cristo.

Nossa Senhora une não só os cristãos atuantes, mas também o povo simples e até os que estão afastados. Para esses, muitas vezes, a Virgem Maria é o único vínculo com a vida da Igreja. Ela nos educa a viver na fé em todas as situações da vida, com audácia e perseverança constante. A sua maternal presença na Igreja ensina os cristãos a se colocarem na escuta da Palavra do Senhor. O exemplo da Virgem Maria faz com que a Igreja aprenda o valor do silêncio. O silêncio de Maria é, sobretudo, sabedoria e acolhimento da Palavra.

A Igreja aprende a imitá-la no seu caminho cotidiano. E assim, unida com a Mãe, conforma-se cada vez mais com seu Esposo

sexta-feira, 21 de maio de 2010

MAIO MÊS DA VIRGEM MARIA

Nossa Senhora, mestra da cura interior

Elias Dimas dos Santos
Foto: Wesley Almeida/ Fotos CN
Neste mês, a Igreja se volta a Nossa Senhora e de modo particular para a Festa de Pentecostes.

“A uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus” (São Lucas 1, 27-30). “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (São Lucas 2,19).

A Santíssima Virgem Maria guardava todas as palavras em seu pensamento, ela pensava, meditava e as guardava em seu coração, transmitindo-as para as mãos e para os pés: pondo-se a caminho, pois nossa religião não pode ficar só na boa intenção. Monsenhor Jonas, ao conceber a obra Canção Nova em pensamento, a colocou em seu coração e depois a transmitiu em obras.

O que você tem guardado em seu pensamento? Você tem guardado bons sentimentos? A Virgem Maria nos ensina a ter uma vida saudável, a exemplo dela podemos repelir do pensamento toda ira e indignação. Um pensamento sadio é um corpo sadio.

Quando criança uma frase me intrigava: “Mens sana in corpore sano”, que significa "Uma mente sã num corpo são", ou seja, uma mente que sabe cultivar coisas boas. Hoje, parece que as doenças da alma são mais frequentes que as do corpo, são as enfermidades modernas, como a depressão e o estresse. Estamos com a mente estragada, quantos têm câncer há por uma decepção? Na Renovação Carismática se lida com maus pensamentos quando estes não foram curados, pois podem se tornar doenças. Quantas pessoas, pela força do pensamento, acabaram “driblando” enfermidades graves.

Doutrinas orientais sabem lidar com a força do pensamento, que é uma fonte de graça, mas que pode ser uma fonte de desgraça também. Qualquer tipo de meditação ficará apenas no âmbito da matéria, do corpo.

"A confissão vale mais do que as meditações orientais, pois a cura não é no físico"
Foto: Wesley Almeida/ Fotos CN

A confissão vale mais do que as meditações orientais, pois a cura não é no físico. Não duvidamos que essa prática [meditação] traga a cura, mas nós cristãos não podemos pensar em uma cura temporal. A Virgem Maria sempre teve em mente a Palavra de Deus, ela tinha os Salmos da Bíblia impregnados na alma, não tendo espaço para processar maus pensamentos. Precisamos, como a Mãe de Deus, aprender essa prática de absorver o bom pensamento e repelir tudo o que é negativismo, para manter a saúde perfeita.

"Nossa Senhora é a grande mestra da cura interior"
Foto: Wesley Almeida/ Fotos CN

Nossa Senhora é a grande mestra da cura interior, precisamos nos exercitar a guardar todas as palavras boas, sonhando com Deus noite e dia, assim teremos a saúde perfeita. Como a Virgem Maria, no Cenáculo, com os apóstolos, o que você tem conservado em seu pensamento? Qual o objeto de seu pensamento? Uma cabeça que vive pensando em novelas? Filmes? Em problemas? Quando nosso pensamento está tomado pelo pecado, não conseguimos rezar sem pensar nele [pecado].

“O nome de Jesus é fonte de cura para o pregador e para quem o ouve” (São Bernadino).

No Eclesiástico está escrito: “Não te deixes atormentar pelos maus pensamentos”. Dê nome aos seus pensamentos e os entregue a Jesus.

Transcrição e adaptação: Thaís Capucho

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A proteção do coração de MARIA


A proteção da Virgem Maria é maior O Reino dos céus é arrebatado pelos fortes, destemidos, violentos. São Mateus nos diz: “A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo” (Mt 11,12).

É preciso ser violento contra o pecado, o mundo e o demônio. Na luta contra o mal, não podemos deixar de conhecer a revelação de Deus que está na Bíblia. Precisamos nos aprofundar no estudo da Palavra e pregá-la.


Sabemos que os vitoriosos serão Jesus e a Sua Igreja. Graças a Deus, temos a proteção de Nossa Senhora, e ela sabe que o vendaval será terrível, que o inimigo de Deus espalhará poeira por todos os lados para nos amedrontar.


Numa das aparições de Fátima, a Santíssima Virgem se mostrou com o coração exposto. Para quê?
Para entrarmos no refúgio do seu coração e, até a vinda de Jesus, termos sua proteção. É ali que devemos permanecer. A fúria do inimigo será grande, mas a proteção de Maria é maior.

sábado, 8 de maio de 2010

MAIO MÊS DA VIRGEM MARIA

Nossa Senhora cuida do meu coração
Se os nossos inimigos soubessem o mal que eles nos causam com o nosso ressentimento, daí que eles torceriam mesmo para que ficássemos ressentidos com eles, por causa do mal que causamos a nós mesmos com esse ressentimento.

Você que é mãe, saiba que é Nossa Senhora para quem estamos pedindo: “Me dê a mão, cuida do meu coração”, é ela quem está dizendo a você: “Para que este ressentimento? Por que guardar esta mágoa? Eu sei que você foi ferida pelo seu marido, foi ferida inúmeras vezes no seu casamento, foi ferida pelos seus filhos. Eu sei que tudo isso acontece. A situação econômica, as enfermidades, tudo isso vive ferindo você!”

Baixe e ouça essa pregação

Mas se além da ferida em si, você a vive “cultivando”, você está se acabando. E Deus está dizendo para você: “Assim como a tristeza matou a muitos e não há nela nenhuma utilidade, o ressentimento e a mágoa têm matado muita gente (e vai continuar matando!) se continuarmos pessoas ressentidas!”

Precisamos nos cuidar. […] Nós somos muito sensíveis. E pelo fato de sermos muito sensíveis, nos ferimos mais facilmente. Se você pega uma faca e corta uma “coisa errada” com ela, tipo um pedaço de madeira ou de pano, você irá estragá-la e fará “dentes” no corte dela. No entanto, se você pega uma navalha para cortar esta mesma “coisa errada”, uma navalha que seja afiada e tenha um corte muito mais fino que o da faca, o estrago será ainda maior! Quanto mais sensível, mais estraga.

"Pelo fato de sermos muito sensíveis, nos ferimos mais facilmente"


Então nós muito facilmente nos ressentimos. Em casa, junto dos familiares, temos que estar muito atentos: porque temos uma terrível tendência ao ressentimento. E não é verdade que isso estraga tudo?

A gente ama aquela pessoa, mas, por causa do ressentimento, sofre mais e tem aquela “repugnância”, aquela reação negativa. Verdade ou não é?

E Deus hoje está perguntando a cada um de nós: “Para que tudo isso?”

Trecho da pregação "Nossa Senhora cuida do meu coração" de M

quinta-feira, 6 de maio de 2010

LADAINHA DA VIRGEM MARIA



Em Português



Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai celeste que sois Deus,
tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus,
tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus,
tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das Virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intacta,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede de sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso honorífico,
Vaso insígne de devoção,
Rosa mística,
Torre de David,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos anjos,
Rainha dos patriarcas,
Rainha dos profetas,
Rainha dos apóstolos,
Rainha dos mártires,
Rainha dos confessores,
Rainha das virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha elevada ao céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da paz,

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
tende piedade de nós.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

R. Para que sejamos dignos das
promessas de Cristo.

Oremos.

Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria.

Por Cristo Nosso Senhor.

Amém.

terça-feira, 4 de maio de 2010

DEVOÇÃO A SANTISSIMA VIRGEM.

“Devemos ter uma devoção toda particular a Maria Santíssima porque:

1. Ela é a Mãe de Deus e também nossa mãe;

2. Ela supera em graças e santidade a todos os anjos e santos;

3. Ela, por sua intercessão, possui o maior valimento diante de Deus.

Ela mesma disse: “Eis que, de agora em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações, porque me fez grandes coisas Aquele que é poderoso, e santo é seu Nome” (Lc 1, 48-49).

O melhor exemplo de culto a Maria Santíssima nos dão os santos, sobretudo a Santa Igreja e, em certo sentido, a própria Santíssima Trindade.

Maria Santíssima é, depois de Jesus Cristo, o mais sublime modelo de todas as virtudes: piedade, pureza, humildade, paciência, fortaleza e sobretudo de ardente amor a Deus e ao próximo. Jesus, morrendo na cruz, nos legou sua Mãe por nossa mãe: “Filho, eis aí tua mãe. Mãe, eis aí teu filho”.

“Um servo de Maria não se perde” (São Bernardo).

Nunca se ouviu dizer que tivesse alguém recorrido a Maria Santíssima, que não houvesse sido atendido.

Uma genuína e sólida devoção a Maria Santíssima é um sinal evidente de predestinação à bem-aventurança eterna.

A verdadeira devoção a Nossa Senhora consiste:

1. em amá-la com ternura filial;

2. em louvá-la com fervor;

3. em invocá-la com confiança;

4. e imitá-la com diligência e perseverança.

Em seu louvor, rezemos pontualmente as “Ave-Marias” ou “Anjo do Senhor”, o terço; e com especial preparação, devoção e entusiasmo, celebremos suas festividades.

De todas as formas de devoção, a que mais agrada a Maria Santíssima é por certo a fiel imitação de suas virtudes. Pela imitação de Maria é que também se conhece ser genuína, e não mero sentimentalismo, a devoção para com Ela.

Segundo S. Luís Maria Grignion de Montfort, exerce a verdadeira devoção a Maria Santíssima quem todas as coisas faz:

a) em Maria, isto é, no espírito e nas disposições que a animavam;

b) com Maria, isto é, com seu auxílio, que ele sempre está invocando;

c) para Maria, isto é, para que Ela de tudo disponha livremente; confiante ele depõe em suas mãos todas as suas obras, merecimentos e sua própria pessoa, a fim de que Ela de tudo isso disponha à vontade para a maior glória de Deus e salvação das almas;

d) Por Maria, isto é, por sua mediação; por sua poderosa intercessão ele pede a Deus todas as graças, e pela mão desta amorosa Mãe ele se encaminha a Deus”.(*)

__________

MAIO MÊS DA VIRGEM MARIA


MARIA O MEIO MAIS RAPIDO DE SE CHEGAR A JESUS....santo padre pio.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

IGREJA DEDICA MÊS DE MAIO A VIRGEM MARIA......

Formações

Imagem de Destaque

O nome de Maria

"Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pense em Maria"

Celebramos no dia 12 de setembro a festa do Santo Nome de Maria. Deus sempre valorizou o nome das pessoas e esses nomes estiveram ligados à identidade e à missão delas. Por exemplo, Jesus mudou o nome de Simão (cf. Jo 1, 40s) para Képhas (= Pedro); uma vez que ele seria a Pedra sobre a qual o Senhor edificaria a sua Igreja (cf. Mt 16,18). "Tu és Pedro..."

A Sagrada Escritura sempre valorizou muito o nome dos personagens do povo de Deus. O próprio nome de Jesus indica a sua identidade: "Deus salva", e o Anjo Gabriel o deu a Maria e a José: "Ela dará à luz um filho a quem tú porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados" (Mt 1, 21).

Certamente, devemos concluir que o santo nome da Virgem Maria não foi dado sem um sentido, e certamente foi dado por Deus por inspiração a seus pais Santa Ana e São Joaquim. E o Arcanjo Gabriel pronuncia o seu nome: "Não temas, Maria, porque achaste graça diante do Senhor" (Lc 1,30).

Segundo os etimologistas, o nome Maria pode ter vindo da raiz mery, da língua egípcia que significa mui amada. Outros dizem que provém do siríaco e quer dizer senhora. Mas, a probabilidade maior é a que veio do hebraico, e pode ter vários significados: "Mar amargo, Gota do mar; Estrela do Mar; Esperança; Excelsa; ou Sublime", entre outros.

Não importa, contudo, o real significado, mas o que se tornou a partir do momento em que a Mãe do Redentor o recebeu. Poderoso é este nome que deve ser invocado sempre.

Todo católico ama e pronuncia muitas vezes o santo nome de sua Mãe Santíssima, imaculada. Quando rezamos o santo Rosário o pronunciamos sem cessar, clamando a sua ajuda e poderosa intercessão. "Ave Maria, cheia de graça..." , "Santa Maria Mãe de Deus..." E o bom povo brasileiro gosta de colocar em suas filhas este sagrado nome: Maria Isabel, Maria Aparecida, Maria do Socorro, Maria das Dores, Maria do Carmo, Maria... Maria... Maria... Que povo devoto à Virgem Maria!

O Padre Antonio Vieira, em um dos seus mais inspirados escritos, diz:

"Só vos digo que invoqueis o nome de Maria quando tiverdes necessidade dele; quando vos sobrevier algum desgosto, alguma pena, alguma tristeza; quando vos molestarem os achaques do corpo, ou vos não molestarem os da alma; quando vos faltar o necessário para a vida ou desejardes o supérfluo para a vaidade; quando os pais, os filhos, os irmãos, os parentes se esquecerem das obrigações do sangue; quando vo-lo desejarem beber a vingança, o ódio, a emulação, a inveja; quando os inimigos vos perseguirem, os amigos vos desampararem, e donde semeastes benefícios, colherdes ingratidões e agravos; quando os maiores vos faltarem com a justiça, os menores com o respeito, e todos com a proximidade; quando vos inchar o mundo, vos lisonjear a carne, e vos tentar o demônio, que será sempre e em tudo; quando vos virdes em alguma dúvida ou perplexidade, em que vós não saibais resolver nem tomar conselho; quando vos não desenganar a morte alheia, e vos enganar a própria, sem vos lembrar a conta de quanto e como tendes vivido e ainda esperais viver; quando amanhecer o dia, sem saberdes se haveis de anoitecer, e quando vos recolherdes à noite, sem saber se haveis de chegar à manhã; finalmente, em todos os trabalhos, em todas as aflições, em todos os perigos, em todos os temores, e em todos os desejos e pretensões, porque nenhum de nós conhece o que lhe convém; em todos os sucessos prósperos ou adversos, e muito mais nos prósperos, que são os mais falsos e inconstantes; e em todos os casos e acidentes súbitos da vida, da honra, da fazenda, e, principalmente, nos da consciência, que em todos anda arriscada, e com ela a salvação. E como em todas estas coisas, em cada uma delas necessitamos de luz, alento e remédio mais que humano, se em todas e cada uma recorrermos à proteção e amparo da mãe das misericórdias, não há dúvida que, obrigados da mesma necessidade, não haverá dia, nem hora, nem momento em que não invoquemos o nome de Maria".

São Bernardo, Doutor da Igreja, dizia de Maria:

"Ó tu, que te sentes, longe da terra firme, levado pelas ondas deste mundo, no meio dos temporais e das tempestades, não desvies o olhar da luz deste Astro, se não quiserdes perecer. Se o vento das tentações se elevar, se o recife das provações se erguer na tua estrada, olha para a Estrela, chama por Maria.

Se fores sacudido pelas vagas do orgulho, da ambição, da maledicência, do ciúme, olha para a Estrela, chama por Maria. Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que seu nome nunca se afaste de teus lábios, que não se afaste de teu coração; e, para obter o auxílio da sua oração, não te descuides do seu exemplo de vida. Seguindo-a, terás a certeza de não te desviares; suplicando-lhe, de não desesperar; consultando-a, de não te enganares. Se ela te segurar, não cairás; se te proteger, nada terás de temer; se te conduzir, não sentirás cansaço; se te for favorável, atingirás o objetivo".

Todos os santos, sem exceção, engrandeceram o sagrado nome da Virgem Maria e por isso a Igreja celebra a festa do seu santo nome.

Santa Maria, rogai por nós!

Foto Felipe Aquino

domingo, 2 de maio de 2010

O AMOR....


Imagem de Destaque

O amor é a base de tudo e nele tudo tem valor

É amando como Jesus que a terra se une ao céu

O ser humano egoísta, fechado em si mesmo, procura a própria glória. Jesus, cumprindo a vontade do Pai, dá glória a Deus e mostra que o projeto divino é ser plenamente humano: as pessoas o escutarão vivendo o amor que tem como único ponto de referência a vida e ação de Jesus. Para realizar esse projeto, que é, ao mesmo tempo, divino e humano, os cristãos são convidados a reforçar constantemente suas opções, a fim de superar, vitoriosos, as tribulações, mantendo-se unidos na fé e no amor.

Em Jesus, Deus se tornou um de nós, tornando possível a intimidade do Pai com as pessoas. Jesus dera o exemplo. Pouco antes, lavara os pés dos discípulos, mostrando o que é amar. “Como eu os amei.” O amor é gratuito. Ele não pede amor para Ele, mas para os irmãos.

O Amor é ativo. Deve ser manifestado em gestos. Dessa forma, a revelação de Jesus se prolonga no amor das pessoas na comunidade: “Nisso conhecerão que vocês são meus discípulos, se tiverem amor uns para com os outros.”

O mundo, diante do amor, que é uma maneira de Cristo estar presente, acreditará n'Ele. Esse mandamento, característico de Jesus, é, antes de tudo, um novo modo de vida, um novo objetivo.

Para Cristo, e também para a Igreja, o amor é a base de tudo e nele tudo tem valor, enquanto que, sem ele, nada é agradável a Deus. Esse amor de que Jesus fala não é senão o amor divino que nos foi dado pelo Espírito Santo.

Percebido no Batismo, ele nos insere na Trindade, fazendo-nos filhos de Deus. É amando como Jesus que a terra se une ao céu. E é por meio desse amor que a realidade divina vive na terra, dando-nos a certeza de que o paraíso se constrói aqui, como uma antecipação da graça definitiva no céu.

Somos cristãos à medida que amamos e expressamos esse amor como Jesus: fazendo a vontade do Pai, construindo seu Reino, deixando cair por terra à mentira que nos impede de dar ao mundo a resposta que Deus deseja. Nunca deixemos de amar, particularmente os que nos perseguem, caluniam e injuriam. Mais do que amar por fora, devemos amar em gestos concretos de tolerância, de amor e de recuperação dos que insistem em não amar. Amar a Deus no próximo e nos que são pedra em nossos sapatos é a gênese da vida cristã, ensinada pelo Ressuscitado!

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG)