quarta-feira, 21 de julho de 2010

minha alma esta seca. e agora?

Se mergulharmos um lenço no azeite, ele ficará todo molhado durante um tempo, mas depois essa peça seca. Ela só permanece úmida se ficar em contato com o azeite. Conosco também é assim. No contato com a vida, com o mundo, até mesmo no exercício do ministério, no trabalho do Senhor, a unção do Espírito que está em nós vai como que se esgotando... E ficamos novamente secos.

Isso acontece com todos nós que recebemos o batismo no Espírito Santo, e pronto! Tivemos a experiência, mas não compreendemos que deveríamos permanecer cheios do Espírito Santo. Vivemos por conta daquilo que aconteceu cinco, oito, dez anos atrás. Resta-nos só aquela doce recordação do batismo no Espírito... Que um dia recebemos.

Não deve ser assim. Deus quer que sejamos batizados no Espírito, sem medidas, sem limites. Porque o Espírito Santo é plenitude de amor! É preciso ser batizado e, em seguida, permanecer cheio do Espírito Santo. Muitas vezes, retemos o Espírito que está em nós, e o povo está morrendo de sede. O próprio Jesus nos mostra essa necessidade: o Espírito Santo precisa jorrar em nós como uma fonte, porque há muita gente precisando dessa Água Viva:

"No último dia, que é o principal dia de festa (festa dos tabernáculos), estava Jesus de pé e clamava: 'Se alguém tiver sede, venha a mim e beba'. Quem crê em mim, como diz a Escritura: 'Do seu interior manarão rios de água viva'. Dizia isto referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele" (Jo 7,37-39)

Manar rios de água viva fala de uma ação contínua: hoje, amanhã, e depois... Como uma fonte de água que jorra sem cessar. A água vem do interior da terra. É isso que o Senhor quer de nós que recebemos esta graça do batismo no Espírito. Não é um mérito... É uma graça! O Espírito Santo nos foi dado por Jesus gratuitamente.

O Espírito Santo que está em nós não foi dado para ficar parado em nosso interior. Pelo contrário, Ele foi dado para manar, para jorrar, para fluir, como aquele córrego que começa com um simples filete de água, mas jorra sempre: hoje, amanhã e depois, de dia e de noite...

Se o lenço ficar fora do azeite, vai secar! O mesmo ocorre conosco se não estivermos sendo constantemente mergulhados no Espírito Santo de Deus. O próprio trabalho nas coisas de Deus vai nos secando. O Paráclito é uma necessidade. Antes de sair para o trabalho precisamos pedir: "Vem, Espírito Santo! Batiza-me no Teu Espírito Santo, Jesus!".

Precisamos ser batizados na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade todos os dias. Nossos grupos de oração e nossas comunidades precisam ser mananciais aos quais retornamos a cada semana, pois somos pessoas necessitadas do Espírito Santo. Nossos grupos de oração, nossas comunidades precisam ser como piscinas nas quais possamos mergulhar n'Ele [Espírito Santo]. Chegando ali, secos, possamos mergulhar na oração, cantar, louvar, adorar a Deus... E assim, nos encher de novo. Toda impureza e toda contaminação, contraídas durante a semana, irão embora... Voltamos à fonte, ao manancial. Novamente nos banhamos. Estamos prontos para recomeçar.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

os sacramentos fontes: de graça na igreja


Para nos transmitir a graça, para nos fazer andar no caminho da salvação, Jesus instituiu sete cerimônias sagradas, que a Igreja chama de Sacramentos. São elas: 1 – Batismo 2 – Crisma ou Confirmação 3 – Eucaristia 4 – Confissão ou Penitência 5 – Extrema Unção 6 – Ordem 7 – Matrimônio Sacramento é um sinal sensível, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo para nos dar a graça santificante e as graças de cada Sacramento, e realizado durante uma cerimônia da Igreja Católica. - sinal sensível – é o que pode ser percebido, é o que nós podemos ver, ouvir, cheirar, segurar, perceber o gosto. Todos os Sacramentos têm uma parte sensível porque podemos vê-los e ouvi-los. Por exemplo, quando vemos a água derramada na cabeça da criança, na Igreja, sabemos que se trata de um Batismo. Chamamos o sacramento de sinal porque esta parte visível indica que se realizou uma parte invisível: - graça santificante e graça do Sacramento – é o que, no Sacramento, não pode ser percebido pelos sentidos. É a sua parte invisível, espiritual, é a parte mais importante. É a presença de Deus na nossa alma: sua presença santificante e sua ajuda especial ligada a cada Sacramento. Não se pode ver que uma alma fica limpa do pecado original, mas nós sabemos que aquele sinal sensível que nós vemos (a água e as palavras do Batismo) mostra que a alma ficou limpa do pecado original (graça do Batismo). Na Crisma, a unção do óleo (sensível) representa a força da Fé, seu aperfeiçoamento (a graça invisível), mas é essa unção que realiza esse fortalecimento da Fé. - O sacramento realiza aquilo que ele significa. Esta é a mais impressionante característica dos sacramentos. Eles são cerimônias eficazes, eles conferem a graça pela força própria que eles têm. Não é um sinal que dependa da nossa convicção, da nossa fé, como acontece com a água benta e os demais sacramentais. É um sinal que realiza, que faz aquilo que ele exprime. Se o rito do batismo é sinal da alma limpa do pecado original, nós sabemos com certeza de fé que, de fato, a alma batizada foi limpa do pecado original. Que a alma crismada tornou-se Soldado de Cristo, que a alma que morreu recebendo a extrema-unção foi para o juízo final preparada pela Igreja, que os nossos pecados foram verdadeiramente perdoados. E assim para todos os sacramentos.

Assim, todos os Sacramentos, com uma cerimônia percebida pelos sentidos, significam uma graça invisível, dada por Deus. Mas de onde vem esse poder dos Sacramentos, de dar a graça? Eles têm essa força porque foi Jesus Cristo quem os instituiu. Jesus realizou cada um deles pela primeira vez e deu aos Apóstolos o poder de continuar a realizá-los. Devemos respeitar os Sacramentos, a graça e o poder de Jesus Cristo que está neles, e recebê-los sempre dignamente. Na Missa, na Comunhão, na Confissão e em todas as cerimônias na Igreja, devemos ficar sérios, compenetrados, sem brincadeiras. Dentro da Igreja, andar devagar, mãos postas, em sinal de oração, bem vestidos por respeito às coisas sagradas que vivemos naqueles momentos. Peçamos ao Espírito Santo o dom de Piedade, para receber sempre dignamente os Sacramentos.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Uma visita ao santissimo sacramento


Quereis que o Senhor vos de muitas graças ? visitai-o muitas vezes.Quereis que ele vos de poucas graças visitai-o raramente.Quereis que o demônio vos assalte ? visitai raramente a Jesus sacramentado.Quereis que o demônio fuja para lonje de vós? visitai a Jesus muitas vezes.Não omitais nunca a visita ao santissimo sacramento , ainda que seja muito breve, mas contando que sejas constante.Dom Bosco

Em ti Jesus ,eu tenho tudo.

sábado, 10 de julho de 2010


Toda paz e misericórdia da parte de nosso senhor Jesus Cristo, hoje sábado dia da virgem Maria é uma ótima oportunidade de busca e encontrar Jesus, Jesus se mostra ao alcance de todos "Jesus um mestre ao nosso alcance".Temos que buscá-lo em quanto é tempo e o senhor se deixa encontrar.um tempinho pra Jesus,um tempinho pra Jesus,temos tanto tempo para tudo, menos para este Deus que esta ao nosso alcance,eo senhor se mostra favorável.Não buscá-lo tão longe pois o senhor esta muito próximo ,não buscá-lo nas alturas, na imensidão do universo, Jesus esta nas coisas simples , temos que buscá-lo na oração na mais profunda oração, Jesus esta no silencio não no barulho. O profeta nos exorta a buscá-lo hoje não deixar para amanha pois o amanhã é um dia que não podemos contar com ele é uma incerteza, buscar Jesus porquê ? porque ele é o essencial para nossa vida, mesmo que nós não concordemos com isso,não aceitamos essa idéia,e o maior perigo é colocar alguém ou algo no lugar de Jesus, isso seria tirar toda glória do crucificado e colocá-la em outra pessoa outro ser, nosso olhar tem que ser fixo em JESUS, e meditamos com o padre pio é" loucura fixar o olhar naquilo que passa"é mesmo, buscar para nossa vida coisas passageiras que não nós edificaram é uma perda de tempo,devemos ter um olhar fixo em Jesus para sempre," só ele nós basta"Tereza de Jesus".dica de livro sobre a proteção do altíssimo da irmã Maria Eunice.

sábado, 3 de julho de 2010

uma palavra sempre nova no meio do povo


o profeta nos exorta a faser uma reflexão do que andamos fazendo,a profecia se torna nova não envelhece é a palavra de Deus,que vem pra nos instruir e formar.
ouvi isto ,vós que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra;vós que andais dissendo:quando passará á lua nova , para vendemos bem a mercadoria? eo sabado para damos pronta saida ao trigo para deminuir medidas, aumentar o peso e adulterar as balanças, dominar os pobres com dinheiro eos humildes com um par de sandalias e para por a venda o refugo do trigo?acontecerá que na quele dia , dis o Senhor Deus , farei que o sol se ponha ao meio dia em pleno dia escureça a terra; mudarei em luto vossas festas e em pranto todod os vossos cantos ; farei vestir saco a toda s as cinturas tornarei calvas todas as cabeças , o país pora luto como por um filho único e o final desse dia terminará em amargura.Eis que virão dias dis o Senhor em que verei fome sobre a terra não fome de pão nem sede de água , mas de ouvir a palavra de Deus.Os homens vaguearão de um mar para outro circulando nore par ao oriente em busca da palavra do Senhor más não encontrarão.Isto é a palavra do Senhor proclamada no meio de nós, que essas palavras lhe ajude no caminhar de sua vida um abraço fraterno por meio de Jesus e Maria....